Congregação Mariana

de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Luis de Gonzaga

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Salvador-Bahia

A Caminhada na Congregação Mariana

Diácono Joselito Conceição Bispo Assistente Eclesiástico

Algumas pessoas ingressam na Congregação Mariana , como aspirantes porque antes foram ouvintes, chegam ser candidatos, mas por motivos tantas vezes desconhecidos, não fazem a consagração definitiva, os candidatos a Congregados fazem a consagração provisória, esses deixando a Congregação e querendo retornar, deverão retomar o treinamento para a consagração definitiva.

O Congregado Mariano faz sua consagração a Nossa Senhora na presença do Anjo da Guarda, dos Santos padroeiros e dos Santos Congregados Marianos que lhe antecederam, ato soleníssimo ocorre no altar do Senhor, no seio da igreja, na presença de Jesus, Consagração a Nossa Senhora. Isso não se extingue, essa Consagração não é temporária embora não seja um sacramento, trata-se de um compromisso solene assumido com os testemunhos acima, por analogia, se assemelham aos votos da vida religiosa. Vejamos a sequência, primeiro são ouvintes, período do conhecimento e discernimento, depois aspirantes, segundo período , nesse já definido o desejo real da consagração a Nossa Senhora, em seguida, candidatos, último período da formação para Congregado, pela consagração provisória experimentam o sabor da consagração definitiva.

Chegada a hora da Consagração definitiva, um ato que não deve ser as pressas, nem abreviado, precisam ser ipsis littres ao modelo aprovado pela Igreja, soleníssimo, com todos os membros da Congregação Mariana, importante os ouvintes, aspirantes e candidatos presentes para testemunhar a importância da consagração, convidar as Congregações co-irmãs, os parentes, vizinhos e conhecidos, é um ato único, uma consagração definitiva, a comunidade eclesial em festa, irmãos radicalizando vocação batismal sob o patrocínio de Nossa Senhora. Quem se consagra a Maria como propõe a Congregação Mariana, se consagra completamente a Deus, disse D. Murilo, Arcebispo Emérito de Salvador.

Os Congregados Marianos marcados externamente pelo símbolo do manto da Virgem Maria nos ombros e internamente pelo propósito da busca permanente da santidade própria e dos outros, razões que justificam a insistência característica da Congregação Mariana com a vida interior, por meio da formação permanente, instruções, palestras, formação de grupos de estudos, encontros formativos diversos e o compromisso com o retiro espiritual pelo menos anual, o Congregado Mariano deve ser necessariamente um católico muito bem preparado para servir sempre e melhor a igreja, esse é papel característico, “Sentire cun eclesiae”.

A Congregação Mariana zela por não concorrer com as atividades paroquiais e diocesanas, o seu Assistente Eclesiástico, cuida sempre desse aspecto importante da natureza da Congregação Mariana, o instrutor ligado ao Assistente, deve ter atenção especial e auxiliar a Direção do sodalício no cumprimento desta orientação. Os Congregados Marianos são promotores de uma Devoção Mariana Cristocêntrica e Eclesial, seu testemunho de vida em todos os lugares e situações, devem revelar essa realidade assumida.

Concluímos dizendo que A Congregação Mariana é uma obra de Maria, inspirada pelo Espírito Santo, entregue aos cuidados do seus consagrados Congregados Marianos, o Papa Pio XII disse que :

“Os Congregados Marianos são Ministros de Maria e por assim dizer, suas mãos visíveis na terra”.
Entendemos assim, que, os feitos desses, sejam expressão da presença dela.

Ser exemplo, não é apenas uma recomendação, é um propósito de vida.

A expressão abaixo pouco conhecida, não está na Regra de Vida, caiu no desuso. Era recomendada ao receber a fita de Congregado, beijar a medalha e recitar essa jaculatória, também todas as vezes que colocasse a fita. Alguns ainda usam, podemos retomar, precisamos de todas as bençãos espirituais, os obstáculos hoje são bem maiores e piores, nos aparecem como belos caminhos, atrativos e as vezes inofensivos, mas querem nos levar para o abismo, somente o discernimento espiritual pode nos alertar, todo cuidado ainda é muito pouco.
” … Não vos assusteis, é necessário que essas coisas aconteçam, mas ainda não é o fim”. Mt.24,6

A expressão:

– “Nos cum prole pia, Benedicto virgo Maria”

( Com o seu Divino Filho, abençoe-nos Virgem Maria).

Faz bem dizer em Latim.